Araraquara Agora Publicidade 728x90
30/04/2021 às 11h27min - Atualizada em 30/04/2021 às 11h27min

Furto de fios pode ter comprometido doses da vacina contra a Covid-19 em Trabiju

Um total de 65 doses contra a Covid-19, além de outros tipos de vacinas, estavam armazenadas em uma geladeira da Unidade Básica de Saúde da cidade

Por Rian Fernandes
Um furto (ou tentativa) de fios na região de Trabiju pode ter comprometido vacinas que estavam armazenadas na Unidade Básica de Saúde da cidade, inclusive doses contra a Covid-19. A ação criminosa causou picos de energia no município, que gerou o desarmamento do disjuntor de proteção interno que estava ligado ao refrigerador de vacinas. Toda a situação foi explicada pela própria Secretaria de Saúde para os moradores, com o intuito de dar transparência sobre o caso. 

Entenda a situação

De acordo com a explicação da Saúde, na sexta-feira (23) todos os refrigeradores estavam funcionamento sem nenhuma alteração, inclusive aquele que armazena as vacinas. O equipamento, inclusive, tinha baterias que garantiam o funcionamento em caso de queda de energia por pelo menos 24 horas, com manutenção preventiva feita em 2021. Além disso, a Unidade Básica de Saúde da cidade tem um gerador de energia com acionamento automático para os casos de falta de energia. 

No entanto, durante o final de semana o problema com as vacinas apareceu. Um furto (ou tentativa) de cabos de energia na região causou picos de energia no município, gerando o desarmamento do disjuntor de proteção interno que estava ligado ao refrigerador de vacinas. "Como não houve falta de energia geral ou queda do disjuntor geral, o gerador de energia não acionou, pois havia energia no quadro de distribuição", explica a nota divulgada para toda a população. Além disso, um sistema de discagem também não conseguiu fazer ligações para os celulares que estavam programados. 

Com isso, na segunda-feira (26), quando a equipe de Saúde entrou ao trabalho, esperava-se que tudo estaria dentro da rotina. No entanto, notou-se o disparo de alarme do refrigerador de vacinas. De acordo com a Saúde, por questões de segurança, os insumos que estavam armazenados foram isolados até uma avaliação de uma equipe responsável que emitirá um parecer recomendando ou não o uso das doses. "Nenhum dos insumos foi inutilizado, sendo que os mesmos seguem aguardando parecer técnico da equipe competente". 

Vacinas que estavam armazenadas

Araraquara Agora procurou o diretor de Saúde de Trabiju, Willian Letice, que esclareceu mais sobre a situação. De acordo com ele, 65 doses da vacina contra a Covid-19 estavam armazenadas (45 da AstraZeneca e 20 do Butantan). Todas elas aguardam um parecer do Ministério da Saúde, pois a distribuição é do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Além disso, outras vacinas de rotina também estavam na UBS. Entre elas, vacinas para Poliomielite, Influenza, Hepatite A, Febre Amarela, HPV e mais nove tipos. Todas elas aguardam um parecer de São Paulo e serão enviadas já na semana que vem, pois segundo Letice, os pedidos são feitos mensalmente. 

Questionado se o problema poderia atrasar a vacinação na cidade, o diretor de Saúde de Trabiju disse que pode ocorrer atrasos. "Acredito que possa atrasar alguns dias a vacinação [contra a Covid-19] da faixa etária até que se reponha as doses. As demais não porque na semana que vem já estarão disponíveis. E continuamos vacinando Covid-19 também com as novas grades que estão chegando", respondeu ele. 

O diretor de Saúde de Trabiju ainda aproveitou a conversa que teve com a nossa equipe para deixar claro que o problema aconteceu mesmo com um sistema de proteção existente na unidade de Saúde. "E olha que tem sistema de proteção. Geladeira com bateria, com sistema de discagem para alertar, gerador de energia...", comentou Willian Letice. 

Laudo do eletricista do município

"No dia 25 de abril de 2021 aconteceram vários furtos de cabos de energia da Concessionária e Fornecedora de Energia CPFL. Ocasionando  assim várias quedas de tensão e ocorreu vários defeitos nas redes secundárias na cidade de Trabijú. Que por sua vez apresentou defeito em equipamentos elétricos do Posto de Saúde Gabriel Morales. Foi realizado a troca de disjuntores e conserto no sistema telefônico."
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90