13/07/2021 às 10h35min - Atualizada em 13/07/2021 às 10h35min

Estado de São Paulo recebe lote de matéria-prima para produzir 20 milhões de vacinas do Butantan

São 12 mil litros de IFA

Direto da Redação
Foto: Governo SP

Chegou na manhã desta terça-feira (13), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, um lote recorde de 12 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção de 20 milhões de vacinas do Instituto Butantan contra o coronavírus.

 

As doses são destinadas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) e vão garantir a proteção de brasileiros em todo o país.

 

Segundo o governador João Dória: “Com essas 20 milhões de doses, nós vamos a um total de 83 milhões de doses da vacina do Butantan sendo entregues para o Ministério da Saúde”.



Leia também: Inverno e baixa hidratação aumentam o risco de síndrome da boca seca.

 

A maior remessa de insumos já recebida pelo Butantan até agora chegou às 4h30, em um voo que saiu de Pequim (China) no domingo (11) e fez escala em Zurique (Suíça). O Secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, acompanhou o desembarque.


 

A matéria-prima foi enviada pela biofarmacêutica Sinovac, parceira internacional do Butantan no desenvolvimento e produção da vacina. Em São Paulo, os insumos passam por envase, rotulagem, embalagem e um rígido controle de qualidade para que as doses sejam oferecidas à população. Esse processo dura em torno de 15 a 20 dias.

 

Até o momento, o Butantan já disponibilizou ao Brasil 53,149 milhões de doses da vacina. O total corresponde a 43,4% de todas as doses aplicadas no Brasil até o momento, segundo informações do PNI.

 

A última remessa de IFA foi recebida pelo Butantan em 26 de junho, com 6 mil litros de insumos para produção de 10 milhões de doses, que serão entregues ao Brasil nos próximos dias. Um lote de 1 milhão de doses prontas também chegou ao país em 29 de junho.

 

Em 12 de maio, o Butantan chegou à marca de 46 milhões de doses entregues ao PNI, cumprindo integralmente o primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde.

 

Agora, o objetivo é concluir a oferta de outras 54 milhões de doses referentes ao segundo contrato em agosto, um mês antes do previsto, para acelerar a campanha de vacinação no Brasil.

 

Em São Paulo, toda a população com mais de 18 anos deverá ser protegida com ao menos uma dose contra a COVID-19 até o dia 20 de agosto.


 

Fone: Portal do Governo de SP


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »