Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/11/2021 às 20h33min - Atualizada em 16/11/2021 às 20h33min

CPI vai iniciar depoimentos de testemunhas em Trabiju

CPI investiga movimentações com mais de 200 cheques que ultrapassam R$ 1 milhão

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis movimentações atípicas de valores depositados nas contas bancárias da Prefeitura de Trabiju, de 1 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020, vai começar a ouvir testemunhas do caso.

Os trabalhos de investigação começaram em agosto, quando a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Desde então, os fatos envolvidos no caso estão sendo apurados.

Além das suspeitas iniciais, a Comissão tem solicitado informações adicionais para a Prefeitura e também para instituições bancárias. A CPI investiga a origem de 237 cheques envolvidos nas movimentações, que totalizam aproximadamente R$ 1,2 milhão. 

De acordo com o documento apresentado na época em que a CPI foi aprovada, saques eram feitos diretamente na boca do caixa das agências, de quantias expressas em cheques, sem a devida justificativa e sem apresentar o destino do dinheiro. A prática se estendeu de 2017 a 2020. As movimentações teriam sido efetuadas pelo ex-prefeito e por servidores da Prefeitura de Trabiju naquele período.

Agora, as testemunhas do caso serão ouvidas pela Câmara Municipal de Trabiju. No entanto, os depoimentos serão realizados em caráter confidencial, ou seja, não serão abertos. Isso acontece por conta de uma recomendação judicial, que foi acatada pela comissão, que tem como presidente o vereador Robson Ribeiro de Souza, como relator o parlamentar Marcos Rogério de Souza e Vanderlei Amaral como membro.

Apesar disso, todos os depoimentos serão gravados para que, posteriormente, sejam melhor analisados e enviados ao Ministério Público. Vale lembrar que quando a CPI foi aprovada em agosto ficou definida a duração de 90 dias, podendo ocorrer a prorrogação pelo mesmo tempo. O prolongamento dos trabalhos já foi aceito pelos vereadores em sessão realizada recentemente.

O inquérito policial

O Portal Araraquara Agora teve acesso a informações sobre um inquérito policial em andamento para investigar as movimentações atípicas, que foram notificadas pelo Banco Central do Brasil.

Conforme apurado, o Banco Central do Brasil teria noticiado movimentações atípicas em contas bancárias de diversos municípios paulistas. Na Comarca de Ribeirão Bonito, apenas Trabiju esteve elencada, com transações do ano de 2017.

O Portal Araraquara Agora já chegou a procurar o Banco Central em agosto para saber como foram identificadas as movimentações consideradas atípicas e o que chamou a atenção no caso de Trabiju. No entanto, a resposta foi de que “O BC não vai comentar”. 

Já o Ministério Público de São Paulo, também procurado anteriormente, disse que “o caso foi remetido à Delegacia de Trabiju, requisitando-se a instauração de inquérito policial para apuração dos fatos. A Polícia Civil está conduzindo as investigações". O Ministério Público também ressaltou que o inquérito policial ainda não havia sido concluído.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo também foi procurada na mesma época e esclareceu que “O caso é investigado por meio de inquérito policial instaurado pela Delegacia de Trabiju". Ainda conforme informado, a autoridade policial havia solicitado perícia contábil aos documentos apresentados e aguardava a conclusão dos laudos periciais para analisá-los. "Detalhes serão preservados para garantir autonomia ao trabalho policial”, concluiu. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90