Araraquara Agora Publicidade 728x90
07/02/2022 às 06h59min - Atualizada em 07/02/2022 às 06h59min

Café, refrigerante e carne em excesso podem aumentar risco de pedra nos rins

Especialista explica quais são os sintomas e como se prevenir; casos aumentam 30% no verão

Canva/ Ilustração

O número de pessoas com pedras nos rins aumenta 30% no verão, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O nefrologista Henrique Carrascossi explica que, além do fator genético e da baixa ingestão de água, o excesso de sódio e carne podem causar cálculos nos rins.


Segundo o especialista, os casos renais tendem a aumentar naturalmente nos dias mais quentes porque as pessoas transpiram mais e precisam ingerir mais líquido. “Porém, muitos acabam não ingerindo a quantidade suficiente de água e isso faz com que aumente a formação de pedras e o surgimento de infecções”, afirma.


Dr. Henrique alerta para os alimentos embutidos e enlatados, que contém muito sódio e também podem causar os cálculos renais.

 

Quem toma muito refrigerante precisa ficar atento. O refrigerante zero não tem açúcar, mas tem o triplo de sódio. Pode aumentar a pressão arterial e provocar a formação de cálculo renal”, explica Carrascossi.


Além do refrigerante, outra bebida que está presente no dia a dia de muitas pessoas e pode causar pedra nos rins é o café. “Ele é rico em oxalato, então quando consumido em excesso pode aumentar a formação de cristais”, diz. O excesso de ingestão de proteína, principalmente de carne vermelha, também é um fator de risco.

 

Sintomas e tratamento
 

O principal sintoma de que pode haver a presença de pedra nos rins é a cólica, uma dor lombar súbita normalmente apenas de um lado.

 

A intensidade da dor pode provocar náuseas e vômito. Nesse caso, a pessoa precisa procurar um serviço de urgência e emergência para ser medicada”, orienta.

 


Além da cólica, pessoas com pedras nos rins podem sentir ardência na hora de urinar. A urina pode ficar mais escura ou apresentar sangue.

 

As pessoas que têm infeccção de urina repetidas vezes precisam se atentar também, elas podem não sentir dor mas precisam investigar a causa”, avalia.



Depois que os cálculos renais se formam, o tratamento envolve analgésicos para diminuir a dor e, em muitos casos, cirurgia para extrair as pedras.

 

Por isso, é importante que as pessoas saibam como prevenir e, caso tenham cólica renal, que façam o tratamento com o especialista para não agravar o problema”, finaliza.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90