Araraquara Agora Publicidade 728x90
27/06/2022 às 11h13min - Atualizada em 27/06/2022 às 11h13min

Vereadores votam contas de Edinho Silva; oposição garante ter votos suficientes para desaprovar

Votação ocorre amanhã (28). Final de semana foi de mobilização de apoiadores do prefeito

Mobilização em defesa de Edinho Silva ocorreu no último sábado (25). Redes Sociais

Os últimos dias foi de grande mobilização em Araraquara por conta da sessão da Câmara desta terça-feira (28), a partir das 15h, onde os vereadores vão discutir e votar o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que reprovou as contas do chefe do executivo referentes ao ano de 2017.


Vale lembrar que a votação do relatório de 2018 será votada no mês de julho. A reprovação pode ter implicações políticas como a inelegibilidade por um período de 8 anos.


Edinho enfrenta dificuldades para conseguir a maioria absoluta dos votos na Câmara. O petista conta com um grupo fiel de parlamentares, mas para chegar aos 12 votos precisa convencer alguns vereadores.


A oposição garante que tem votos suficientes para desaprovar as contas de Edinho, porém o governo municipal afirmou que segue conversando com os vereadores que ainda não manifestaram posição.


A oposição afirma ter os 6 votos necessários para reprovação das contas. São eles: Lineu Assis (Podemos), Luna Meyer (PST), Marcos Garrido (Patriota), Marchese da Rádio (Patriota), Carlão do Joia (Patriota) e Rafael de Angeli (PSDB). Ainda não se posicionaram os vereadores João Clemente, Lucas Grecco (União Brasil), Gerson da Farmácia (MDB) e Hugo Adorno (Republicanos).




Mobilização pró-Edinho

No último sábado (25) centenas de apoiadores e militantes se reuniram em frente a Câmara para defender o governo Edinho. A mobilização contou com discursos de secretários, vereadores e movimentos de apoio do prefeito. A busca era de elogiar a atuação de Edinho na Prefeitura e cobrar a aprovação das contas na Câmara.

 

Batalhão de secretárias na Câmara


Na última sessão da Câmara, Edinho Silva chegou a enviar um “batalhão” de secretárias para defender sua gestão e, consequentemente, conquistar os 12 votos necessários para derrubar o parecer desfavorável do TCE.


Juliana Picoli Agatte, secretária municipal de Governo, Planejamento e Finanças, ocupou o espaço para apresentar o relatório do TCE.


Antes, ela explicou a diferença da análise das contas
O Tribunal de Contas faz uma análise técnico-administrativa na sua competência de órgão auxiliar de controle externo. Então eles emitem um parecer que é submetido a esta casa (Câmara)”, explicou.

 

Diferente da análise do Tribunal de Contas, ela é uma análise que acompanha, avalia e tem como objetivo avaliar o contexto histórico de evolução dos dados, considerando a soberania que tem relacionada a representatividade do povo. É importante esta diferenciação”, reiterou.



Redes Sociais


No Facebook, a vereadora petista Thainara Faria defendeu o Governo Edinho, afirmando que “Araraquara reelegeu o governo Edinho”.


Foi o povo que escolheu este Governo que faz tanto bem para a vida das pessoas”.



 

Vamos continuar defendendo nosso povo, o Governo Edinho e as políticas que, com certeza, ajudam muitas vidas. Não só aquelas que precisam de assistência e saúde, mas aquelas que precisam de emprego, de educação, de habitação. A gente cuida de todo mundo”.



O Partido dos Trabalhadores de Araraquara chegou a afirmar que rejeição das contas do prefeito Edinho na Câmara, é um “golpe político”.

 

Estão querendo aplicar um verdadeiro tapetão na Câmara Municipal de Araraquara para atingir o Prefeito Edinho e seu governo: numa jogada política de quem não aceitou a derrota eleitoral, querem rejeitar as contas da Prefeitura Municipal, com o único objetivo de tornar Edinho inelegível. Não podemos permitir essa nova tentativa de golpe político”.



Entenda


O TCE apontou problemas administrativos nas contas públicas no ano de 2017 e 2018. O executivo ainda deixou de pagar precatórios e contabilizou um déficit no Orçamento.


As contam tiveram pareceres desfavoráveis e foram encaminhadas para aprovação na Câmanara. A votação do parecer das contas de 2017 ocorre amanhã (28), a partir das 15h.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90