Araraquara Agora Publicidade 728x90
09/01/2023 às 06h40min - Atualizada em 09/01/2023 às 06h59min

'Terroristas roubaram armas usadas pelo Gabinete de Segurança no Planalto', diz ministro Paulo Pimenta

'Este é mais um crime a ser apurado', ressalta; Pimenta classificou a invasão das sedes dos Três Poderes de golpismo

Agência Brasil
Secom/ Divulgação

Leia Ainda:
Veja como ficou o STF depois de invasão na tarde deste domingo.
Polícia prende terroristas bolsonaristas em Brasília.
Lula decreta intervenção federal em Brasília após invasões.
Araraquara entra nos assuntos mais comentados do Twitter com visita de Lula.

 





O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, divulgou um vídeo no qual afirma que os terroristas e vândalos que invadiram o Palácio do Planalto roubaram armas letais e não letais, documentos e munições guardados pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

 

Acompanhado do ex-deputado federal pelo PT Wadih Damous, Pimenta mostrou imagens da sala, onde alguns cases usados para guardar armas estavam espalhados e vazios.
 

 

"Armas letais e não letais foram roubadas pelos criminosos dentro do Palácio do Planalto. Este é mais um crime a ser apurado", disse o ministro.


 

Wadih Damous chamou a atenção para o fato de que, do jeito como a sala foi remexida, dá para se concluir que os invasores tinham informação de que ali se guardavam armas. "Eles tinham informação do que deveriam levar daqui. Levaram armas, documentos, munição. Isso é muito grave, porque significa que havia informação", disse.

 

 

Pimenta ainda pediu a união dos brasileiros contra o terrorismo doméstico. Ele classificou a invasão das sedes dos Três Poderes de golpismo e reafirmou o compromisso com a punição dos envolvidos.

 

O ato terrorista de hoje [8] em Brasília é reflexo da política de ódio implantada ao longo do governo anterior", e que a tarefa a ser feita é a de identificar e responsabilizar os envolvidos, “inclusive financiadores e divulgadores, para defender o Estado Democrático de Direito e retornar à normalidade”, escreveu Pimenta na rede social Twitter.


 

"Chegou a hora de todos os brasileiros que defendem a democracia se unirem contra o terrorismo bolsonarista. Vamos acabar com a desordem promovida pela horda golpista que atenta contra o estado", acrescentou o ministro.


 

Segundo Pimenta, com o decreto assinado neste domingo pelo presidente Lula, estabelecendo intervenção federal na área da segurança pública no Distrito Federal, "todos os terroristas que participaram dos atos antidemocráticos devem ser identificados e responsabilizados, inclusive os financiadores. Estes atos não se repetirão".

 

Além das postagens no Twitter, o ministro postou um vídeo em que mostra a destruição no segundo andar do Palácio do Planalto. As imagens mostram gabinetes revirados, computadores e monitores destruídos e obras de arte danificadas.


 

Tô chegando na minha sala, aqui no segundo andar do Planalto. Como vocês podem ver, tudo foi destruído. Olha aqui, esse monitor. É uma coisa criminosa que foi feita, uma coisa revoltante. Obras de arte. Olha o que os vândalos fizeram aqui. O caos. Obras de arte destruídas, patrimônio do país. É inacreditável o que foi feito aqui no Palácio. Olha o estado das salas, os equipamentos, computadores. São marginais que têm de ser tratados como criminosos”, disse o ministro no vídeo.

 



 

Direitos Humanos

 

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou uma nota em que lamenta e repudia os ataques às instituições públicas que aconteceram neste domingo.


 

"Tais atos terroristas e antidemocráticos têm que ser combatidos com todo o rigor da lei e todas as pessoas que atuaram no cometimento dessa série de crimes devem ser identificadas, responsabilizadas e punidas. E nisso estão incluídos os financiadores e as autoridades que participaram dessas ações golpistas."


 

Segundo a nota, os ataques violentos e tentativas de golpe chama a atenção "ainda para o desvirtuamento do conceito de cidadania". "O Brasil precisa de cidadãos que conheçam suas liberdades e limites e que honrem verdadeiramente seu pais."


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90