Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
17/02/2023 às 09h54min - Atualizada em 17/02/2023 às 09h54min

Carnaval não é feriado nacional: direito a folga depende de cada empresa

Advogada explica quando os funcionários podem ou não serem dispensados do dia de trabalho

Foto: Pixabay

 

Leia Também:
Shopping Jaraguá divulga programação para o Carnaval com show, gincana e mais.
Comunidade Católica de Araraquara organiza retiro para fiéis ‘fugirem’ do Carnaval.
Som alto durante o carnaval: entenda como funciona a Lei do Silêncio.


Reconhecido como uma data festiva no Brasil, o carnaval é um dos momentos mais esperados do ano pelos brasileiros. Contudo, apesar da tradição popular carnavalesca, não se trata de um feriado nacional. Segundo a advogada Dra. Rute Corrêa Lofrano, somente alguns estados e municípios consideram o período efetivamente um feriado, como no caso do Rio de Janeiro, por exemplo.
 

 

Dessa forma, por regra, as empresas não são obrigadas a concederem folgas a seus funcionários, porém, por se tratar de um momento único do país, muitas empresas acabam por permitir que seus colaboradores folguem nesta data. No que diz respeito a CLT, veda-se apenas o dia de trabalho em feriados nacionais e religiosos”, explica a advogada.





Leia Ainda:
Transporte coletivo de Araraquara terá esquema especial no Carnaval.
Feriado? Confira o horário do comércio em Araraquara durante o carnaval.
Confira o abre e fecha da Prefeitura de Araraquara durante o Carnaval.




Dra. Rute também destaca que algumas empresas cujas atividades são exigidas aos domingos e feriados, por sua natureza ou por conveniência pública, podem exigir que o empregado compareça nesta data. “Logo, caso o carnaval seja considerado feriado municipal ou estadual e a empresa exija a presença do funcionário, o pagamento do dia de trabalho deverá ser realizado em dobro.”


Já no que diz respeito ao Estado de São Paulo, a advogada explica que por não ser feriado nacional, nem mesmo estadual, a data é considerada ponto facultativo, ou seja, fica a critério do empregador dar folga ou não aos seus colaboradores.


 

Outra possibilidade é que existam normas coletivas de sindicatos que prevejam ou estipulem que o carnaval será considerado feriado. Nesses casos, será necessário analisar o acordo firmado em cada categoria.”
 


Para a advogada, caso não haja feriado previsto em calendário, o mais adequado é que haja um comum acordo para compensação dos dias de folia, que podem ser feitos com antecedência ou posteriormente.

 

Lembrando que esse tipo de acordo deve sempre ser firmado de forma escrita e assinada por todos os interessados”, lembra Dra. Rute

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90