Araraquara Agora Publicidade 728x90
27/07/2023 às 07h31min - Atualizada em 27/07/2023 às 07h31min

Vereadores pedem mudanças no sistema de corte do Daae; ‘muitos são pegos de surpresa’

Projeto solicita que o corte deverá ser realizado às quartas de cada semana e não às sextas como ocorre em Araraquara

Direto da Redação
Foto Ilustrativa/ Prefeitura de Campo Verde/ Divulgação

Leia Também:
Unidades do Restaurante Popular em Araraquara não abrem hoje (27) e sexta (28).
Avião que trazia drogas para a região de Araraquara é interceptado por caças da FAB.




O Projeto de Lei dos vereadores Marchese da Rádio (Patriota) e Lucas Grecco (União Brasil) solicita a melhora no sistema de comunicado de corte da água realizado pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (Daae), para evitar a interrupção fornecimento a partir da data anunciada no aviso.

 

 

Entenda

 

 

O Projeto de Lei nº 204/2023 indica:

 

  • Fica proibido o corte do fornecimento de água em data diversa da estipulada no aviso importante da conta, no dia que antecede feriado e no penúltimo dia útil de cada semana;

 

  • A data da suspensão do fornecimento deve estar notificada no aviso importante da conta;

 

  • O comunicado de aviso da suspensão do fornecimento de água deve estar em negrito, caixa alta e de fácil visualização para o consumidor;

 

Veja o documento completo AQUI.

 

O que a gente pede no projeto é o corte da água seja realizado até quarta-feira de cada semana. Isso porque, se cortou a água do cidadão na quarta, ele tem a quinta-feira para pagar o valor e ter a água religada na sexta. Cortando já na sexta-feira ao meio dia, o morador vai tentar pagar, mas não vai conseguir o religamento. Ele vai passar o final de semana sem água”, ressalta Marchese.

"Estamos trabalhando juntos nessa iniciativa porque ela beneficia quem mais precisa", destaca o vereador Lucas Grecco.


 

 

Marchese parlamentar ainda ressalta a importância da data do desligamento constar claramente na conta. Veja:


 

 

Justificativa

 

Segundo o vereador, o objetivo é evitar que os moradores sejam pegos de surpresa. “Inúmeros são os cortes realizados mensalmente em Araraquara causando transtorno para muitas famílias, que dependem da água diariamente”, explica o documento.

 

Embora, o consumidor seja notificado do corte, muitos ainda são pegos de surpresa. Fatores financeiros é o principal problema encontrado na realidade de muitas famílias, que tem sua água cortada”, enfatiza.
 

 

O documento ainda ressalta que feriados e finais de semana, os cortes não deveriam ser realizados, já que, além de causar constrangimento, as famílias são obrigadas a esperar o dia útil para regularizar a situação, sem o abastecimento nas casas.

 

Ficam os contribuintes e suas famílias obrigados a esperar o término de feriados e finais de semana, pois nessas datas, não existe no departamento responsável pelo corte e fornecimento de água, nenhum setor de plantão a quem possam recorrer efetuando o devido pagamento e solicitando uma rápida religação”.

 

Trata-se de um projeto de lei que vem ao encontro dos anseios da população mais carente e também das famílias que tem o corte do fornecimento de água efetuado erroneamente”, finaliza.
 

 

A previsão de discussão e votação do projeto é para a próxima sessão da câmara, na terça-feira (1º).

 

Mais de 1,5 mil cortes por mês

 

Recentemente, em resposta ao requerimento de Marchese, a autarquia informou que, em maio, havia 151.963 ligações cadastradas no sistema da autarquia.

 

No mesmo período, foram 47.014 notificações, encaminhadas via fatura, sobre o corte no fornecimento de água, e mais 885 por SMS.

 

Em relação ao número de cortes, questionado pelo vereador, são realizados, diariamente 93 e mensalmente, 1,5 mil, considerando que o serviço é executado de segunda a quinta-feira, ou seja, aproximadamente 16 dias no mês.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90