Araraquara Agora Publicidade 728x90
21/08/2023 às 10h41min - Atualizada em 21/08/2023 às 10h41min

OMS alerta para aumento de casos de infarto em todo o mundo

Cardiologista Yuri Brasil indica algumas formas de prevenção contra o problema

Foto Ilustrativa/ Freepik

Leia Também:
Santa Casa de Araraquara abre processo seletivo; confira a área.
Salada pronta pode ter bactérias causadoras de infecções alimentares.


 


 


Dados atualizados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os casos de infarto em 2022 apresentaram um aumento de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior. Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, as estatísticas são preocupantes, pois as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.

 

“A sociedade moderna tem passado cada vez mais tempo sentada em frente a computadores ou televisões, com pouca atividade física e consumindo alimentos prejudiciais à saúde do coração. Esses comportamentos precisam ser desestimulados, pois contribuem não apenas para o aumento de eventos como o infarto, mas também AVC, obesidade e diversas outras condições”, comenta o cardiologista.
 


Dr. Yuri também alerta para os problemas causados pelo estresse crônico, que impactam significativamente o organismo. “Uma rotina acelerada e pressões profissionais e pessoais podem desencadear níveis elevados de estresse, o que consequentemente leva a inúmeras reações prejudiciais no sistema cardiovascular. Portanto, é imprescindível que todas as pessoas busquem reconhecer e combater as situações que acarretam nervosismo, ansiedade e desagrados”.



Embora ocasionalmente ocorra de forma silenciosa, o infarto muitas vezes apresenta sintomas como:

  • Dor no peito;
  • Formigamento no braço esquerdo e pescoço;
  • Dores nas costas;
  • Suor frio;
  • Náuseas e vômitos;
  • Em casos extremos, o desmaio.

 

 

Dessa forma, é indiscutível a necessidade de procurar atendimento médico imediato ao aparecimento de quaisquer sinais que possam indicar o problema. Menosprezar ou diminuir o impacto das manifestações pode ser fatal”, diz Dr. Yuri.
 


O especialista reforça ainda a importância de consultas médicas regulares para a realização de exames complementares e de controle. Seu médico poderá indicar os principais riscos, auxiliar na manutenção da hipertensão, diabetes, colesterol e até mesmo indicar tratamentos que ajudem a parar de fumar. A melhor forma de lidar com o infarto é sempre o prevenir”.

 





 

  • Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.
  • Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90