Araraquara Agora Publicidade 728x90
25/06/2021 às 12h00min - Atualizada em 25/06/2021 às 12h00min

Sem lockdown, São Carlos tem 100 mortes a menos do que Araraquara, diz vereador

Número pode ser menor porque a cidade não testa óbitos suspeitos, afirma Honain

Direto da Redação
Foto: Prefeitura São Carlos
O vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) abriu uma discussão, na última sessão da câmara, com relação as mortes por Covid-19 em Araraquara, comparando com a cidade de São Carlos. O assunto surgiu quando o vereador criticou o lockdown:

“Indevido, imposto de forma ditatorial sem base científica nenhuma, meramente político. Cito como exemplo, e precisamos fazer uma comparação, a 40 quilômetros temos São Carlos, 30 mil habitantes a mais que nossa cidade, sem lockdown e os números diários se mostram inferiores. São Carlos, com maior população, tem aproximadamente 100 óbitos a menos que Araraquara, vide estatísticas diárias e não chutômetro”, disse o vereador.

O presidente da Câmara, Aloisio Boi (MDB), lembrou que, recentemente, a secretária Eliana Honain explicou o protocolo que é seguido aqui em Araraquara, que difere com os de outros municípios, como São Carlos:

 “O nosso protocolo é muito responsável. São Carlos não faz o que a gente faz. Qualquer pessoa que vem com óbito das UPAs, das unidades de saúde, pode ser do infarto que for, faz o teste de Covid porque registra sim o número a mais de óbitos. Ela disse que é crime o que São Carlos está fazendo. O protocolo de Araraquara que é responsável nesse segmento”.

Saiba mais: Até fim da tarde de hoje (25) deve ser divulgada definição sobre novo decreto

Reunião com os vereadores

A secretária da Saúde falou sobre o assunto em uma Reunião dos Vereadores, na última sexta-feira (18), quando foi convidada a falar sobre a compra dos respiradores.

Além desse tema, Honain respondeu alguns questionamentos dos vereadores. A reunião virtual durou três horas. Questionada, Honain falou da transferência de pacientes de São Carlos para Araraquara:

“A gente interna muita gente de São Carlos e o sistema SUS vai continuar regulando e mandando paciente para cá. Tem sido uma força tarefa do DRS III”, diz. 

Vale lembrar que atulamente estão internados na cidade 15 pacientes de São Carlos.

Sobre o número de óbitos, lembrado por Aloisio Boi (MDB), a secretária esclareceu o protocolo adotado em Araraquara na hora dos atendimentos mais urgentes:

"Chegou em parada cardíaca, eu testo. Se ele deu positivo, eu considero como um óbito por Covid. Os municípios não fazem isso e São Carlos não fez”.

Honain citou um caso recente de um idoso, de 87 anos, que morreu em casa: “Antes de assinar o atestado de óbito, fizemos o exame e ele estava positivo. Eu poderia ignorar essa morte porque ele não tinha procurado serviço de saúde, não estava positivado anteriormente, mas isso é crime”, afirmou.

Hoje qualquer pessoa que busca atendimento e que a evolução para óbito seja em menos de 24 horas, é testada para Covid: “Essa é a grande diferença. Isso não sou eu. Pode perguntar ao DRS III, pode perguntar para o doutor Walter Figueredo, que é diretor do SESA. Esse é nosso diferencial. O grande diferencial desde o início da pandemia”, finaliza o assunto.

Vale lembrar que na última atualização São Carlos registrava 421 óbitos. Já Araraquara, chegou a marca dos 500 nesta quinta-feira (24).
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90