Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
25/03/2022 às 10h41min - Atualizada em 25/03/2022 às 10h41min

O que você precisa saber sobre projeto de regularização dos cemitérios em Araraquara

PL será votado em Sessão Ordinária, na próxima terça-feira (29)

Foto: Prefeitura

Leia também: Câmara aprova projeto que prevê aumento de salário para servidores da Casa.


ACâmara dos Vereadores de Araraquara realizou recentemente uma Audiência Pública para discutir a regularização dos cemitérios e crematórios. Durante a reunião representantes da Prefeitura esclareceram dúvidas com relação ao projeto que dividiu opiniões na cidade.

 

Vale lembrar que o Executivo encaminhou para votação, o Projeto de Lei 03/2022, que dispõe sobre a instalação, a organização e o funcionamento dos cemitérios e dos crematórios na cidade.

 

Durante a audiência o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla explicou que o novo projeto vem para “normatizar alguns itens que na lei vigente deixaram lacunas a serem preenchidas e também para modernizar a administração dos cemitérios municipais”, defendeu.

 

De acordo com a secretária municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcellos Augusto, cerca de 90% das sepulturas do Cemitério São Bento estão irregulares, facilitando a venda ilegal de túmulos públicos em um momento de dor das famílias, por isso a necessidade de uma nova legislação que regule a renovação.

 

O direito de usar a sepultura cessa quando o concessionário falece, mas a lei atual permite que a concessão seja perpétua, sendo transmitida a cônjuges e descendentes. O que houve foi que as concessões não foram transferidas e não têm mais titulares”, explicou.

 

Nesse sentido, a ideia é que seja cobrado um preço público para manutenção e conservação, como uma forma de assegurar o calçamento, a capinação, a segurança e a proteção do túmulo contra roubos, além de garantir um ambiente sem animais venenosos, como escorpiões.

 

A prática já é realizada no Cemitério dos Britos e, de acordo com os representantes do Executivo, é uma forma de corrigir injustiças, de modo a garantir isonomia a todas as pessoas que desejam ter o direito de usar as áreas públicas. Ainda não foi fechada a valoração exata do Cemitério São Bento, mas variará de acordo com o tamanho das sepulturas. O preço será definido de acordo com o metro quadrado.

 

Segundo a secretária de Gestão e Finanças, Juliana Agatte, o custo hoje com os cemitérios está na ordem de R$ 3,8 milhões/ano e as receitas em torno de R$ 1 milhão, o que gera uma desproporção.

 

Quanto mais a gente consegue regularizar um serviço, mais toda a população ganha com isso. Por isso, é tão importante que a gente esteja aqui”, argumentou.

 




Para o primeiro-secretário, Rafael de Angeli (PSDB), faltam explicações. “O projeto nem deveria ter sido mandado para cá se ainda está em estudo o valor da manutenção. A população quer saber esses valores de forma clara, argumentou.

 

Para o presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB), a resolução da situação é de extrema importância para a cidade. “Esta Casa tem de trabalhar com isonomia para todos. Por que uma família paga taxa nos Britos enquanto outra não paga no São Bento? Não dá mais para ficarmos sem respostas.”

 

O Projeto de Lei 03/2022, segue para votação na próxima Sessão Ordinária, a ser realizada na próxima terça-feira (29).


Fonte: Câmara Araraquara.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90