Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/09/2023 às 11h20min - Atualizada em 20/09/2023 às 11h20min

Gestão emocional contribui no desenvolvimento das habilidades de comunicação e sucesso profissional

Confira dicas importantes para o seu dia a dia

Foto Ilustrativa/ Pixabay



Leia Também:
Entenda a nova lei que determina proteção imediata a mulher que denunciar casos de violência.
Vai comprar? Confira os principais direitos dos consumidores.




Segundo o relatório O Futuro do Trabalho do Fórum Econômico Mundial, a inteligência emocional é considerada uma das habilidades mais requeridas no mercado de trabalho atualmente.

 

Para a neuropsicóloga e consultora empresarial Dra. Fátima Corrêa, uma adequada inteligência emocional tem sido cada vez mais demandada dentro das empresas devido ao seu poder de proporcionar um reconhecimento das próprias emoções, de identificar e antecipar gatilhos emocionais e de trocar pensamentos e sentimentos quando necessário.

 

 

“Entre os principais benefícios proporcionados por uma eficiente gestão das emoções está na maior capacidade de comunicação, a melhoria nas relações interpessoais, mais tolerância, resiliência e até mesmo o poder de controlar seus impulsos e regular seu estado de humor. Tais aspectos são tão valorizados quanto os conhecimentos técnicos, muitas vezes, indispensáveis para o sucesso profissional”, diz Dra. Fátima.
 


Segundo a neuropsicóloga, as emoções são respostas cognitivas automáticas de um estímulo e que provocam reflexos no corpo, como cefaleias, aceleração nos batimentos cardíacos ou tensionamento muscular. Esse processo pode dificultar ou incapacitar as pessoas de se comunicarem ou agirem adequadamente durante o trabalho.

 

 

Nesse sentido, a melhor gestão de emoções não envolve a eliminação dos sentimentos, o que seria impossível, mas sim uma forma de compreender essas experiências”.
 



Como todas as habilidades, as técnicas de gestão emocional precisam ser trabalhadas durante a rotina. A ajuda de profissionais especializados também pode ser indispensável para o aperfeiçoamento das práticas.

 

 

A terapia de aceitação e compromisso, desenvolvida pelo psicólogo Steven Hayes, por exemplo, é uma ferramenta cada vez mais utilizada nesses cenários, pois visa controlar o estresse, reduzir a ansiedade e melhorar os relacionamentos interpessoais”, comenta Dra. Fátima.

 



Algumas técnicas simples, mas de considerável impacto no dia a dia, mencionadas pela neuropsicóloga são:

  • Questionar julgamentos pré-estabelecidos diante de alguma situação;
  • Mudar de ambientes quando necessário;
  • Respirar fundo para focar no momento presente e relaxar os músculos;
  • Refletir sobre os próprios sentimentos antes de reagir a eles.



Dessa forma, a especialista reforça que a gestão emocional tem como objetivo mostrar para as pessoas que os pensamentos negativos, até certo ponto, participam do nosso cotidiano, portanto, o ideal é deixá-los existirem, mas com um autoconhecimento para direcioná-los de maneira adequada.

 

 

O autoconhecimento é importante na compreensão das diversas emoções provocadas dentro de uma organização, logo, é importante entender que o seu sucesso começa de dentro para fora. Adquirindo essa noção, os sentimentos terão cada vez menos o indesejável poder de incapacitar o trabalho a ser realizado, promovendo mais clareza na comunicação entre as relações”.

 

 




 

  • Dra. Fátima Corrêa, Neuropsicóloga e Consultora Empresarial, por sua abrangência de especialidades na área da saúde, educação e empresarial, contribui para a atuação na gestão emocional dos colaboradores nas organizações.
  • Sempre acredita no poder infinito da mente, portanto, está sempre em busca de aprimorar o seu conhecimento, inibir as impossibilidades de evolução e alimenta a crença de que tudo é possível e transformável.
  • Para conferir ainda mais dicas sobre o assunto, acesse o Instagram da especialista.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90