Araraquara Agora Publicidade 728x90
26/02/2024 às 10h56min - Atualizada em 26/02/2024 às 10h56min

Síndicos não podem impedir que condôminos inadimplentes utilizem áreas comuns do condomínio; entenda

Advogado explica quando as cobranças podem ser consideradas abusivas

Foto Ilustrativa/Freepik
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.


Leia ainda:
Aberto o cadastramento para ambulantes de gêneros alimentícios atuarem no Dia da Mulher em Araraquara.
Última semana de fevereiro será de calorão na região de Araraquara; previsão de chuva.




A falta de pagamento do condomínio residencial normalmente pode gerar diversas cobranças e notificações por parte dos administradores das contas de uma propriedade. Porém, o advogado Guilherme Galhardo destaca que nenhuma situação de inadimplência pode impedir os moradores de utilizarem das áreas comuns, como piscinas e espaços de lazer ou festas.

 

“Ainda que essas restrições se encontrem respaldadas por possíveis normas internas é indevida qualquer proibição à plena utilização das áreas comuns, ou seja, todo condômino possui seus direitos inalterados, ainda que se encontre em eventual inadimplência”, diz Galhardo.
 


O advogado destaca que toda e qualquer cobrança por parte do síndico, que seja considerada abusiva, será suscetível de questionamento judicial quando expor o condômino ao ridículo, ou nas vezes em que as cobranças não encontrarem respaldo na lei. “Lembrando que cada condomínio possui regras próprias, portanto, cada situação deve ser analisada individualmente”.


Galhardo também reforça que o dono da unidade responde, inclusive, pelos débitos de inquilinos, incluindo multas e juros moratórios. Dessa forma, o devedor será sempre o proprietário ou possuidor, seja apartamento, loja, garagem ou qualquer outra unidade condominial. Para o condomínio, o dono do local é o devido responsável pelas dívidas, até mesmo anteriores ao período da posse.


Para resolver questões de débitos condominiais, seja a parte devedora ou cobradora, recomenda-se a procura de um advogado especializado no assunto para que haja devida instrução sobre como prosseguir com o problema, a fim de que ambas as partes resolvam a situação antes que as dívidas acumulem juros e multas.


 

  • Graduado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, Guilherme Galhardo Antonietto é especialista em direito civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e também possui título de Mestre em Direito pela Universidade de Araraquara.
  • Atualmente, Galhardo é palestrante e professor de direito civil. Também é advogado-sócio no escritório Galhardo Sociedade de Advogados e atua como colunista da coluna ‘Papo Jurídico’ do site Migalhas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90